Gestão
Publicado em
10/3/2023

Como ter um bom ambiente de trabalho no seu restaurante

As pessoas que você contrata para o seu bar ou restaurante são o maior patrimônio e a principal fonte de crescimento do seu estabelecimento. Por isso, investir na saúde e bem-estar dos seus colaboradores é essencial para você alcançar bons resultados no seu dia-a-dia, além de ser um líder que gere respeito e admiração.

Ter uma atenção ao bem-estar dos seus funcionários de forma estruturada e rotineira tem uma importância gigantesca tanto para a sua gestão profissional, quanto pessoal. A felicidade e satisfação das pessoas que trabalham ao seu lado é o que mostrará realmente se o seu estabelecimento está caminhando para o lugar certo. 

As organizações que não incentivarem o bem-estar corporativo estarão colocando sua própria empresa em risco. Se uma pessoa não está satisfeita emocionalmente, ela não chega ao seu potencial de produtividade e energia. Mas isso não deve ser o motivo para a mudança, a mudança deve ser voltada às pessoas e a valorização de cada uma.

Construa uma cultura de confiança e de feedbacks contínuos no seu estabelecimento!

Construir uma cultura de confiança é um movimento da empresa como um todo e deve envolver todos, sempre. Você precisa sempre saber como todos os colaboradores se sentem, o que eles esperam, se algo está chateando eles e, principalmente, o que eles têm a dizer sobre a liderança, seus colegas de trabalho e sobre o seu estabelecimento. 

Feedbacks no dia-a-dia são fundamentais! Seu colaborador precisa saber que tem um contato aberto com você para qualquer assunto que quiser falar: seja para uma reclamação, um elogio, ou até uma nova ideia para o seu estabelecimento.

Peça opiniões para as pessoas sobre as ações que você lança! Por mais que tenha uma área voltada para o RH, ou essas decisões estejam apenas com a liderança, é muito importante perguntar a opinião para a equipe e envolver cada vez mais os colaboradores no processo. O que importa é a pessoa se sentir bem e incluída no time, com força e energia para trabalhar. O diálogo precisa ter espaço!

O que acontece quando não se olha para esse tema com carinho?

O mal-estar corporativo é um tabu e esse problema precisa ser falado, discutido e solucionado. Os próprios colaboradores que passam por situações de má conduta acabam normalizando isso, ou têm medo de se manifestar porque acham que os outros não irão entender. Se o seu estabelecimento passa ou já passou por isso, nada impede você de começar um processo de desconstrução para saber o limite do respeito e da empatia, para assim ter uma relação saudável com todos os seus funcionários.

A questão da exclusão também acontece muito, e passa muito despercebido, principalmente na questão da equidade: as pessoas se acostumaram a excluir mulheres de Happy Hours, por exemplo. Nos bares e restaurantes, por mais que tenham estruturas de organização diferentes, são empresas como outras. O que vale destacar é que, historicamente, tem muita desigualdade de gênero e de raça dentro da estrutura hierárquica dos restaurantes, e isso pode acabar abrindo espaço para assédio moral, sexual e discriminação. Precisa-se entender como funciona o processo seletivo e o processo interno do dia-a-dia para depois trazer soluções que ajudem esse público!

7 perguntas para você se questionar que servem como inspiração para o início de um processo de mudança no seu estabelecimento:

  1. Como você faz o processo seletivo? Como você recebe uma pessoa para uma entrevista de emprego? Ela se sente confortável?

  1. Como você enturma um novo funcionário? Será que essa pessoa se sente integrada na equipe, e a equipe sabe sobre suas qualidades, hobbies e histórico profissional?

  1. Como você retém um funcionário no seu bar ou restaurante? Você tem algum processo de escuta e plano de avaliação e desempenho?

  1. Quais suas metas tangíveis? É impossível promover um crescimento de carreira se você não tem focos e metas. Desenhe claramente os seus KPIs/metas para poder exigir a responsabilidade pela mudança dos seus colaboradores e promovê-los quando merecerem.

  1. Qual o tamanho da participação da liderança no dia-a-dia dos colaboradores? Infelizmente, nem todas as empresas têm essa consciência de gerar uma mudança para uma cultura inclusiva na sua equipe, e isso é obrigatório para qualquer organização.

  1. Você demonstra suas vulnerabilidades? Saiba que se cria muito mais confiança com seus colaboradores quando você se apresenta como alguém vulnerável, com seus altos e baixos, do que quando você se porta como superior. É só assim que sua equipe se sentirá confortável e se identificarão com seus líderes. 

  1. Você oferece benefícios aos seus colaboradores? Já pensou em oferecer um apoio de saúde mental, além de saúde física?

A saúde mental no trabalho precisa ser vista como qualquer outro assunto de saúde, e isso está mudando muito, mas ainda tem bastante a progredir. Agora que você já sabe a importância do bem estar corporativo e como você pode construir e manter um bom ambiente de trabalho, não hesite em já começar a implementar uma rotina saudável para os seus colaboradores. 

Lembre-se sempre de que quem está caminhando com você em uma das jornadas mais importantes de sua vida são, além de funcionários, pessoas! E pessoas têm seus próprios sentimentos, vontades, desejos e opiniões, que devem ser sempre escutados e merecem sua devida atenção.

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Michelle Nussbacher
Gerente de Marketing e Sócia da Worc